Como fazer a bateria do celular e tablet durar mais?

 
Você acha que a bateria do seu celular ou tablet dura pouco? No momento em que você mais precisa usar seu celular, a bateria acaba? Com o avanço dos recursos tecnológicos dos celulares, smartphones e tablets, um dos desafios da tecnologia de aparelhos móveis atual é fabricar baterias que durem bastante e suportem a demanda energética desses novos recursos. Apesar dos aplicativos e funções desses aparelhos exigirem muito da bateria, há formas de prolongar um pouco mais sua duração. Com medidas simples, é possível economizar na bateria e aproveitar seu celular ou tablet por mais tempo. Confira! (Atenção: as dicas nesse artigo basearam-se no sistema operacional Android)bateria-duração-carregar

Desative o GPS, bluetooth e wi-fi, quando não estiver usando

GPS – Só use o GPS quando realmente precisar. Não há necessidade de deixá-lo ativado o tempo todo. Isso só gastará mais energia do seu celular.

Para desativá-lo vá em Configurações > Localização e segurança > Utilizar satélites GPS (desative essa opção).
Bluetooth – Não deixe o bluetooth ligado a toa. Além de fazer a bateria acabar mais rápido, o seu celular ou tablet ficarão mais vulneráveis a vírus.

Para desativar o bluetooth no sistema Android vá em Configurações > Conexões sem fio e rede > Configurações Bluetooth > Bluetooth (desative essa opção).
Wi-Fi – Muitas vezes, a região onde você se encontra não possui rede wi-fi disponível ou aberta. Nesse caso, não é necessário deixá-la ativada. Só ligue o Wi-Fi quando for usar a internet e houver alguma rede aberta para usar. Caso contrário, desative-o ou deixe no “modo avião”.

Para desativar o Wi-Fi vá em Configurações > Conexões sem fio e rede > Configurações Wi-Fi > Wi-Fi (desative essa opção).

Para ativar o “modo avião” vá em Configurações > Conexões sem fio e rede > Modo Offline (ative essa opção). Irá aparecer um aviãzinho na barra superior da tela.

Arrastando para baixo a barra superior da tela do Android, também é possível acessar, ativar e desativar as funções GPS, Bluetooth e Wi-Fi.

 

Diminua a intesidade do brilho da tela

Deixe o brilho da sua tela no mínimo. Isso irá poupar bastante energia. Só aumente o brilho em lugares com muita luz solar.
Vá em Configurações > Visualização > Brilho (ajuste o brilho para o menos intenso).

 

Feche e desinstale aplicativos desnecessários

Hoje existe uma oferta enorme de aplicativos para aparelhos móveis. Para todo tipo de necessidade, provavelmente você encontrará um aplicativo que a atenda. O problema é que, frequentemente, instalamos esses apps, mas não chegamos a usá-los. Muitos deles consomem energia da bateria. Então, se algum aplicativo não é mais usado, desinstale. Além disso, feche aqueles que não estão sendo usados no momento.

 

Aplicativos que ajudam a bateria a durar mais

Easy Battery Saver (para Android) – Esse aplicativo gerencia todo o funcionamento das funções do aparelho de modo que o gasto com a bateria seja o menor possível. Ele promete aumentar a vida útil e otimizar o uso da bateria. Possui  perfis de gasto energético pré definidos. Basta escolher qual se encaixa mais com o uso que você faz do seu celular. Há também a opção de personalizar um perfil de acordo com a sua necessidade. Na tela inicial do aplicativo, você pode conferir qual a porcentagem da carga da bateria e ter uma noção de quanto tempo de carga ainda resta para funções como navegar na web, escutar áudio, ver video ou conversar pelo telefone.
Para instalar o Easy Battery Saver clique aqui.

 

aplicativo-android-easy-battery-saver
 
Battery Doctor (para Android) – Esse é outro aplicativo que te ajuda a gerenciar as funções do seu aparelho para economizar na bateria. Em sua tela inicial, há a estimativa de quanto de tempo resta de carga. Você mesmo pode escolher que função ficará ou não ativa, a partir da informação de tempo restante fornecida pelo aplicativo. Por exemplo, ele te informará em sua tela que, caso você desative o bluetooth, isso lhe dará 40 minutos a mais de uso do seu aparelho.
Para instalar o Battery Doctor clique aqui.
 
aplicativo-android-battery-doctor

 

Ajuste o volume do toque

Se não for extremamente necessário, diminuir o volume do toque pode contribuir para a economia da bateria.

Então vá em Configurações > Som > Volume e ajuste as opções de volume.

 

Ande sempre com um cabo para carregar seu celular ou tablet

Essa é uma dica básica. Ande com um carregador sempre em mãos, se possível. Também há a opção de um cabo USB, o qual poderá ser ligado em qualquer notebook ou computador pessoal para recarregar a bateria. Ande com esses acessórios sempre na mochila, na bolsa ou deixe dentro do porta-luvas do carro. Uma dica para quem anda muito de carro, é deixar um inversor automotivo guardado dentro do automóvel. Este inversor pode ser conectado ao acendedor de cigarros e você terá uma entrada de tomada e outra de USB para conectar e carregar seu celular sempre que precisar. Se a bateria inesperadamente acabar, você estará prevenido. Confira um artigo onde explicamos como funciona um inversor automotivo.

 

A chamada vibratória gasta mais que a sonora

Não sei se você sabia, mas o sinal vibratório do celular ou tablet exige mais da bateria que o sinal sonoro. Por isso, seria legal desativar a vibração de seu aparelho e deixar somente o toque sonoro.

 

Moderação ao navegar na internet

Navegar na internet é uma das coisa que mais gasta bateria. Então, se não for realmente necessário, evite olhar seu e-mail de minuto em minuto ou conferir seu facebook a cada segundo. Caso você for precisar do seu celular por muito tempo e não tiver como recarregá-lo, evite navegar na web, enviar e-mail e bater papo por MSN. Isso pode lhe render algum tempo a mais de bateria.

 

Evite lugares quentes

O calor e altas temperaturas aceleram o gasto energético da bateria, além de compromete os componentes de seu aparelho eletrônico. Então, evite expor seu celular ao sol ou deixá-lo em lugares quentes como no interior do carro durante o dia. Inclusive, evite deixar o aparelho no seu bolso. O contato com o calor do seu corpo também acelera a perda da bateria. Dê preferência a lugares com temperatura ambiente.

 

E você, tem mais alguma outra dica para a bateria do celular ou tablet durar mais? Comente e participe!

 

 

 
© 2014 Dicas BambooBox
Powered By DynamiX