O que é um aparelho homologado pela Anatel?

 

Você já deve ter encontrado em algum lugar, o termo homologado pela Anatel, para descrever algum celular ou tablet. Mas, o que isso significa? Qual a vantagem em se comprar um celular ou uma tablet homologados? Antes de um aparelho celular ser comercializado legalmente no Brasil, a Anatel realiza vários testes para certificar de que não há nenhum risco ao meio ambiente e a saúde do consumidor ao adquirir e usar o produto. Um celular, por exemplo, precisa atender requisitos mínimos de qualidade para que haja a homologação e possa ser comercializado. A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) não é a responsável direta pela realização de testes. Para evitar gastos com infra-estrutura laboratorial e tornar o processo de certificação mais rápido, a Anatel estabeleceu que os Organismos de Certificação Designados (OCD) realizariam esses testes. Todos os aparelhos para telecomunicações que funcionam com emissão de sinais de radiofrequência precisam ser testados.

celular-homologado-anatelGeralmente, somente o fabricante ou o fornecedor do produto no Brasil podem requerer a homologação de um aparelho para comercialização.

A certificação do aparelho ocorre quando, após todos os teste, o OCD emite um Certificado de Conformidade declarando que todos os requisitos técnicos exigidos são atendidos pelo produto.

A homologação ocorre quando a Anatel reconhece ou aceita os Certificados de Conformidade. A partir dessa etapa, o aparelho pode ser comercializado legalmente no Brasil.

Todo o aparelho homologado pela Anatel possui um selo com a marca da Anatel. Este selo normalmente fica no manual do usuário ou na bateria do aparelho.

 

Problemas ao comprar um aparelho não homologado pela Anatel

selo-aparelho-homologado-pela-anatelAlguns equipamentos importados, na maioria das vezes chineses, não são homologados pela Anatel, podendo comprometer a saúde do usúario, já que não há garantias de que o produto atenda a requisitos minímos de qualidade. Estes aparelhos, se comercializados no Brasil, ocorre de forma ilegal.

O governo estuda uma forma de bloquear aparelhos nestas condições já a partir dos próximos anos. Caso isso ocorra, se você comprar um telefone celular “xing-ling” não homologado pela Anatel, corre-se o risco de ter o aparelho bloqueado e não poder usá-lo.

 

Posso importar e usar um aparelho não homologado?

O usuário que quiser importar algum aparelho sem a homologação da Antel pode solicitar junto ao orgão os testes necessários para que ele seja certificado, homologado e liberado somente para uso pessoal. É importante saber que, neste caso, o aparelho não poderá ser comercializado. É claro que esse processo é demorado e burocrático. Para saber como solicitar a homologação de um aparelho para uso pessoal consulte o site da Anatel.

Para consultar se um determinado produto é homologado pela Anatel, clique aqui.

 

Aparelhos não homologados podem deixar de funcionar a partir de 2014

As operadoras de telefonia móvel, há algum tempo, se mobilizam para combater o que chamamos popularmente de celulares “xing-ling”.

O assunto gera polêmica devido a algumas questões. O site de tecnologia Techtudo escreveu uma ótima matéria sobre esse assunto. Confira no link abaixo!

Celulares xing-ling deixarão de funcionar em 2014; entenda

 

Aqui você compra aparelhos celulares e tablets homologados pela Anatel

Na loja BambooBox, você encontrará aparelhos celulares e tablets homologados pela Anatel. Assim, você tem a certeza de adquirir um produto testado e aprovado, sem correr riscos a sua saúde.

 

E você? Tem alguma opinião sobre esse assunto? Comente e participe!
 

 

Uma resposta para “O que é um aparelho homologado pela Anatel?”

  1. Só os parelhos genéricos que serão bloqueados, os de marca como da lenovo, zte, huawei, zopo, oppo entre outros, não , já que terá um cadastro global do IMEI, já pensou o pessoal que vir a copa 2014 terem seus parelhos bloqueados.

     
    • odair
    • Responder

Deixe um comentário

© 2014 Dicas BambooBox
Powered By DynamiX